PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 42738 > TODOS PELO SUL FAB IMPLEMENTA NOVO PROCEDIMENTO DE POUSO NO AEROPORTO DE CAXIAS DO SUL

TODOS PELO SUL

FAB implementa novo procedimento de pouso no Aeroporto de Caxias do Sul

Publicado: 2024-06-13 16:35:59
A operação RNAV contribui para a eficiência e segurança das operações aéreas

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), iniciou, nesta quinta-feira (13/06), a operação RNAV (do inglês Area Navigation) no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul (RS). O procedimento, confeccionado e publicado pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), e homologado pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), permite que aeronaves operem em condições restritas de visibilidade e teto.

Também chamado de RNP-AR (do inglês Required Navigation Performance-Authorization Required), o procedimento de aproximação/pouso em baixa visibilidade possibilita que pilotos recebam informações essenciais que auxiliam na aterrissagem sob condições de teto e visibilidade restritas.

As nuvens baixas e nevoeiros reduzem a visibilidade da cabeceira da pista em alguns aeroportos, especialmente na região Sul do Brasil. Com isso, essa medida contribuirá para diminuir o problema de cancelamentos de voos devido às fortes neblinas e chuvas que atingem constantemente o Aeroporto Hugo Cantergiani.

Para o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, o procedimento proporcionará benefícios para os usuários do transporte aéreo, além de melhorar a operacionalidade do aeroporto. “A iniciativa trará ganhos significativos em termo de incremento nos níveis da segurança operacional e aumento da fluidez e eficiência das operações aéreas”, pontua o Oficial-General.

Com o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, muitas operações foram deslocadas para o terminal caxiense. Segundo dados do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao DECEA, na comparação mensal, em maio de 2023, foram realizados 312 pousos e decolagens contra 1.202 ocorridos em maio de 2024. Desta forma, o equipamento será essencial para aprimorar os serviços do Aeroporto Hugo Cantergiani.

“O aeródromo de Caxias do Sul tornou-se um grande hub de operações diante da situação de calamidade apresentada no Rio Grande do Sul. Com a publicação do novo procedimento, as aeronaves poderão realizar pousos em condições meteorológicas reduzidas e conseguirão descer a alturas menores que as atuais para obterem condições adequadas para conclusão da aproximação”, esclarece o Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo José Guilherme Malta, da Subdivisão de Gerenciamento de tráfego Aéreo do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II).

Fotos: DECEA